Sobre o FSM Palestina Livre

O Fórum Social Mundial Palestina Livre (FSMPL) é uma realização de movimentos sociais de vários países. Cidadãs e cidadãos de todo o planeta decidiram manifestar publicamente, por meio do FSMPL, o instinto humano de união por justiça e liberdade. O Fórum Palestina Livre também é um eco do Fórum Social Mundial na oposição à hegemonia do neoliberalismo, do colonialismo e do racismo expressa nas lutas por alternativas econômicas, políticas e sociais que promovam a justiça, a igualdade e a soberania dos povos.

O FSM Palestina Livre será um encontro global de ampla base popular e de mobilização da sociedade civil de todo o mundo. Os povos do planeta vão se reunir no FSMPL para discutir novas visões e ações efetivas para contribuir com a justiça e a paz na região. A participação de tod@s reforçará a solidariedade com a Palestina, além de promover ações para implementar os direitos legítimos de palestinas e palestinos e tornar Israel e seus aliados imputáveis pela lei internacional.

O FSMPL visa a:

1. mostrar a força da solidariedade aos chamados do povo palestino e à diversidade de iniciativas e ações para promover a justiça e a paz na região;

2. ser um espaço para discussão, troca de ideias, estratégias e planos que desenvolvam a estrutura internacional de solidariedade;

3. criar ações efetivas para assegurar a autodeterminação de palestinas e palestinos, a constituição de um Estado palestino com Jerusalém como capital e o respeito aos direitos humanos e à lei internacional. Para isso, é necessário:

a) acabar com a ocupação israelense e com a colonização de todas as terras árabes;

b) derrubar o muro e seu regime associado, compensando financeiramente palestinas e palestinos por perdas sofridas com o confisco de terras, com a construção do muro e das estruturas a ele associadas, conforme entendimento do Tribunal Internacional de Justiça;

c) assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos árabe-palestinos de Israel;

d) implementar, proteger e promover o direito dos refugiados palestinos de retornar a seus lares e propriedades, como estipula a resolução 194 das Nações Unidas.

Conclamamos organizações, movimentos, redes e sindicatos de todo o mundo a se unir ao FSM Palestina Livre, de 29 de novembro a 1º de dezembro, em Porto Alegre, Brasil.

Juntos podemos levar a solidariedade à Palestina a um novo patamar!

Comitê Organizador do Fórum Social Mundial Palestina Livre

 

Contatos da secretaria executiva

Brasil: secretaria.fspl@gmail.com

Palestina: samahd@pngo.net

Mais informações: http://wsfpalestine.net/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s