Entidades reforçam o propósito do FSM-Palestina Livre

Atividade reuniu representantes de movimentos sociais e Ibrahim Alzeben, embaixador palestino no Brasil

Embaixador Ibrahim Alzeben: convite aos israelenses para construir um diálogo com base no respeito, sem pretensões religiosas ou étnicas

Porto Alegre, 28/11/2012. A Usina do Gasômetro sediou na tarde desta terça-feira uma conferência de imprensa com o Comitê Estado da Palestina Já (CEP)* e o embaixador palestino Ibrahim Alzeben. Os representantes do comitê manifestaram apoio ao Fórum e reafirmaram o propósito pacífico do evento, ressaltando o protagonismo de Porto Alegre nos Fóruns Sociais Mundiais.

O presidente da Confederação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil-RS, Guiomar Vidor, declarou que o objetivo não é realizar atividade contra Israel, mas lutar pela liberdade do povo palestino. Já o embaixador reivindicou o reconhecimento do direito internacional para ambos os Estados, Palestina e Israel, e convidou israelenses para construir um diálogo com base no respeito e sem pretensões religiosas ou étnicas. Para ele, nenhum Estado é livre quando está na condição de ocupante ou de ocupado.

Alzeben declarou que a violência está longe de resolver o conflito. “Não queremos foguetes de um lado nem bombardeios do outro”, disse Alzeben. Ao final, expressou seu desejo para que este seja o último Fórum pela Palestina Livre, pois amanhã, 29 de novembro, entrará em votação na ONU o reconhecimento da Palestina como Estado não membro.

*O Comitê Estado da Palestina Já!, formado em 2011 para apoiar o pedido da OLP na ONU, do reconhecimento do Estado da Palestina como membro das Nações Unidas (negado pelo Conselho de Segurança sob a alegação de que não havia consenso, depois de pressões exercidas por Israel e EUA), reúne 60 movimentos sociais, sindicatos e partidos brasileiros.

Texto: Michael Susin/Brasil

Fotos: Nicolas Gonzalez/Argentina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s